quinta-feira, 29 de abril de 2010

Que país é este?


Portugal não é um país que estime os seus artistas. Não os elogia. Não os apoia. Este é um país de modas, de preferência estrangeiras. É um país que gosta de homenagear os mortos depois de lhes ter feito a vida negra.

Os mandantes sempre se incomodaram com os artistas que não são amorfos e intervêm, com os que “partem a loiça” e agitam consciências. Mas há um público, que talvez ande distraído ou demasiado preocupado, que se interessa pelo que é bom. Que gosta dos seus artistas (gosto tanto desta palavra!) e que aparece de vez em quando, qual coelho saído da toca.

Ontem, na Fnac, Fernando Tordo apresentou três músicas do seu novo disco e teve o apoio do seu público, que esteve e estará sempre consigo. Um público que não é “arrivista”, um público que acompanha o seu trabalho, que aprecia a sua coerência, que lhe reconhece grande qualidade artística e, sem dúvida, qualidade humana – tão rara nos dias que correm. Fernando Tordo retribuiu com história, com cantigas, com dedicação ao público, com amizade.

Acordem! Amem os nossos artistas! Eles só nos fizeram bem. Fazem parte da nossa história, da nossa cultura. Não nos resta muito mais.

1 comentário:

  1. Olá Teresa. Fez bem em chamar a atenção para este seu escrito, tão belo, tão generoso. Até eu que sou o visado acho que mereço o que escreveu, não sendo isso verdade: eu nunca acho que mereço coisas tão bonitas. Em 83, talvez fins de 82, escrevi uma canção que tem um texto que se fosse bom, poderia emparelhar com este seu: "Os cantores da minha terra". Não perder o sentido das coisas ajuda-nos a ser mais felizes. f.t.

    ResponderEliminar