segunda-feira, 7 de junho de 2010

...continua...

Sebastião tinha uma pequena livraria que abriu depois de o seu pai morrer. O pai de Sebastião era um homem culto. Tinha publicado alguns ensaios sobre literatura e ao longo dos anos tinha acumulado livros e mais livros e sonhara acabar os seus dias na sua casa da praia a lê-los, a imaginar e a escrever. Não teve tempo. Depois da morte súbita de seu pai, Sebastião quis dar um destino digno a tanta literatura. Resolveu concretizar um sonho antigo que nascera de uma conversa com o seu pai e os amigos artistas que costumavam frequentar a sua casa. Criar um espaço de tertúlia literária e artística como nos tempos da juventude do pai. Um espaço de convívio e de partilha onde também se venderiam livros. Sem hora de fechar, à mercê da vontade e da energia dos clientes e amigos.
A sua actividade como foto-jornalista não lhe permitia ter um rendimento fixo e muito folgado, por isso Sebastião resolveu aproveitar o ímpeto empreendedor de que raramente era acometido. Arranjou um pequeno espaço em Alfama e alugou-o. Decorou-o com fotografias suas, com quadros que o seu pai tinha pintado nos tempos livres e com outros objectos de viagens que fez em trabalho e abriu a livraria-café-bar.
Maria nunca concordou com esta ideia de Sebastião. Sempre lhe disse que o negócio não iria correr bem e que daria mais prejuízo do que lucro, que as pessoas já não se interessam pela conversa nem por livros. Começou a conjecturar cenários de decadência e bebedeiras e, pior do que tudo para ela, imaginou-os atolados em dívidas. Ainda assim Sebastião levou avante a sua vontade.

2 comentários:

  1. Não sei como é que no wikipédia ainda tinham anulado a informação que colocou sobre o Fernando Tordo. É que não pode ser copy+paste. Fui buscar uma versão anterior em que já tinha colocado alguns dados. Também não percebo muito mas sei que se deve melhorar a informação que já existe e deve-se linkar para sites que contém alguma dessa informação.

    ResponderEliminar
  2. Quem é o senhor(?)Como se deu o direito de mexer no texto do wikipédia, relativo ao Fernando Tordo? Estou a escrever no blogue da Teresa mas sou a mulher oficial do Fernando Tordo e não sei quem o autorizou a alterar o ultimo texto - biografia, que fui eu a pôr? Quem lhe deu o direito à informação sobre este artista? Terei de descobrir o seu ID, porque além de tudo aparece incógnito sob um nome "Carlitos"?? Como descobriu o blogue da Teresa? Temos SIS? Aguardo que me informe acerca de si e do seu email! Eugénia

    ResponderEliminar